segunda-feira, 25 de maio de 2009

Roteiro da torta perfeita


Aqui,algumas dicas que vão fazer de sua torta um prato inesquecível.Use-as,siga sua receita fielmente e veja o resultado:uma torta crocante e saborosa!...


* A geladeira é fundamental: para conseguir uma massa quebradiça deixe por 1 hora na geladeira a farinha e a gordura a serem utilizadas na sua receita.

* A água a ser utilizada também deve ser geladinha.

* Além dissso,a massa da sua torta deve ficar na geladeira por 30 minutos antes de ser aberta. Enrolada em plástico,ela pode ficar na geladeira até 3 ou 4 dias.

* Obtenha uma massa macia adicionando uma pitada de fermento à farinha.

*É sempre melhor usar gordura vegetal do que manteiga ou margarina.Mas se quiser manter aquele gostinho de manteiga,use 1/3 desta para 2/3 de gordura vegetal.

* Se o recheio da torta for muito úmido,substitua uma colher de sopa de água da receita por uma gema,juntando-a ao restante da água e deixando até a hora de usar.

* Para que a massa fique mais delicada depois de assada, adicione a ela um pouco de açúcar (principalmente se o recheio fotr de frutas ácidas como maçãs verdes,por exemplo). Ela fica mais difícil de abrir,mas não ligue...

* A gordura nunca deve se incorporar à massa por compleo.por isso ela deve estar bem gelada na hora de ser cortada.

* Salpicar germe de trigo sobre qualquer torta de frutas nos últimos 10 minutos de forno deixa uma crosta crocante e é muito saudável.

* Se a receita pede uma massa de torta assada,deixe-a esfriar antes de colocar o recheio.

* mergulhe a faca num copo de água antes de cortar uma torta. Assim,sem dúvida,cortá-la vai ficar muito mais fácil.

Você pode congelar sua torta!
Se a torta for salgada,prepare-a,embrulhe hermeticamente e congele.Antes de servir deixe 2 a 3 horas fora da geladeira (para descongelar ) e leve ao forno moderado ( 180º ) por uns 40 minutos.
Se a torta for doce elimine o forno,é claro,mas deixe-a ppor 1 ou 2 horas fora da geladeira.
Uma outra sugestão: você pode ter apenas a massa da torta congelada e cobrí-la ( com sobras de verduras,ou com uma compota ou geléia ) depois de descongelada,momentos antes de servir.

Economize : Aproveite tudo!
Uma pequena economia aqui,outra pequena ali,somam bastante no final do mês e, tenha certeza,vão fazer muito bem ao seu orçamento:
* Recheie suas tortas com sobras de legumes do dia anteriolrmisturadaws a outro legume ou incrementadas com molho branco.
* Se da carne que você comprou sobraram alguns pedaços mais feinhos,moa-os e use para recheios de tortas,almôndegas ou para fazer molho de macarrão.Você pode usar,também,sobras de carne cozida para rechear a torta.
* O catchup ou maionese que ficam no fundo da embalagem ou pote,devem ser retirados com suco de limão. A mistura que resulta dá um ótimomolho para salada.

* Se você vai derreter manteiga ou chocolate em banho-maria,aproveite a água fervendo para cozinhar ovos ou batatas. Aliás,servir batatas cozidas é mais recomendável do que serví-las fritas. Sim,porque as cozidas podem ser reaproveitadas e as fritas não...

* Dentes de alho se conservam por mais tempo se mergulhados em óleo ( e este óleo é um tempero bom parea carnes ).

* Salsinha se conserva por mais tempo se for picada e guardada em um saquinho plástico.

* Limões mergulhados na água fervente por 5 minutos darão,se cortados em seguida,muito mais suco. Experimente,também,cortá-los ao meio e colocá-los por 1 minuto no microondas,assim também sairá mais fácil o suco.
* Se sua receita pede um frango desossado,faça,com os ossos,um caldo natural. Guarde-o na geladeira e use-o em sopas,consomés,arroz,risoto,engrossados para molhos e o que você desejar.

4 comentários:

  1. Olá Elizabete! venho agradecer por seguir o meu blog e pela sua mensagem que me dedicou todo o carinho !! o seu blog tem aqui doces tão bons! até faz crescer agua na boca.
    um beijinho para a Elizabete, de Rosa Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Hola Elisabete! Vine a visitarte y estoy de seguidora tuya desde hoy. Rica receta!! Estaré visitandote con frecuencia. Un abrazo fuerte desde Venezuela. Besotes. Marisela:)

    ResponderExcluir
  3. Ah soy tu primera seguidota!! Qué tal?? Espero reunas muchas amigas, Nuevamente abrazos. Marisela:)

    ResponderExcluir